Informações e instruções de utilização dos serviços da rede do IPSantarém

Configurar a VPN no Windows

O Centro de Informática do Instituto Politécnico de Santarém (CiIPS) disponibiliza o serviço de Rede Privada Virtual (VPN – Virtual Private Network ) para a comunidade académica utilizadora da Rede de Dados do Instituto Politécnico de Santarém (RIPS) – docentes, discentes e funcionários.

A disponibilização deste serviço tem como objectivo inicial o acesso às bibliotecas virtuais (B-On, ProQuest, …) a partir de um ambiente externo ao campus escolar.

A configuração deste serviço no Windows Vista ou 7 processa-se do seguinte modo:

1 – No windows Vista e 7 clique em cima do símbolo da rede wireless no canto inferior direito, no Windows 8 e 10 clique com o botão direito do rato, e de seguida clique na opção “Abrir o centro de rede e partilha”:

2 – Aberto o Centro de rede e partilha, clique na opção “Configurar uma nova ligação ou rede”:

3 – Na janela que se segue, escolha a opção “Ligar a uma área de trabalho”, e clique no botão Seguinte:

4 – Escolha a opção “Não, criar uma nova ligação” e clique em “Seguinte”:

5 – Preencha os campos de acordo com o apresentado na imagem que se segue, e clique no botão Seguinte:

6 – Preencha os campos com os seus dados de login, seleccione a opção “Memorizar esta palavra-passe”, e clique em ligar:

Está neste momento ligado através da VPN do IPS.

Se pretender, para uma mais fácil utilização da ligação no futuro, poderá adicionar um atalho no ambiente de trabalho. Para tal, repita o ponto 1. No ponto 2, clique em “Alterar definições da placa”, no menu da esquerda. Abre-se uma janela com todas as placas e ligações de rede existentes no seu computador. Clique com o botão direito do rato em cima da ligação VPN e escolha a opção “Criar atalho”. Agora, sempre que necessitar de efectuar a ligação VPN, bastará clicar duas vezes no atalho que acabou de criar.