Configurar o wireless no Windows Vista, 7, 8 e 10

[box type=”info”]Pode fazer download deste tutorial para o seu computador de forma a conseguir seguir os passos mais tarde, sem acesso à internet. Basta guardar este documento: Configurar o wireless no Windows Vista, 7, 8 e 10[/box]

1 – Para configurar o wireless no Windows 10 basta seguir os passos que se apresentam a seguir. Para configurar o Windows Vista, 7 ou 8, siga os passos a partir do ponto 3.

Clique com o botão direito do rato em cima do icon da rede wireless, no canto inferior direito do ecrã, e de seguida clique na opção “Abrir Definições de Rede e Internet”:

2 – Na janela de Definições de Rede e Internet, comece por clicar, no menu da esquerda na opção “Wi-Fi”. De seguida clique na opção “Centro de Rede e Partilha”. Siga este tutorial a partir do ponto 4.

3 – clique em cima do símbolo da rede wireless no canto inferior direito, e de seguida clique na opção “Abrir o centro de rede e partilha”:

4 – Aberto o Centro de rede e partilha, clique na opção “Configurar uma nova ligação ou rede”:

5 – Na janela que se segue, escolha a opção “Ligar manualmente a uma rede sem fios”, e clique no botão Seguinte:

6 – De seguida, preencha o campo “Nome da rede” com o nome da rede “eduroam”, no “Tipo de segurança” escolha WPA2-Enterprise, no “Tipo de encriptação” escolha AES. Verifique se todas as opções se encontram como as apresentadas na imagem abaixo e clique em seguinte:

7 – De seguida, clique na opção “Alterar definições de ligação”:

8 – Na nova janela, verifique se todas as opções estão como as apresentadas na imagem abaixo, e clique no botão “Definições”:

9 – Desmarque a opção “Validar certificado do servidor”, e clique no botão “Configurar”:

10 – Desmarque a opção existente e clique em OK:

11 – Clique em OK até ficar na janela apresentada no passo 6. Nessa janela clique no botão definições avançadas:

1

12 – De seguida, marque a opção “Especificar modo de autenticação”, e escolha “Autenticação de utilizador:

2

13 – Escolhido o modo de autenticação clique no botão “Guardar credenciais”:

2_1

14 – Na janela que se abre, introduza os seus dados para autenticação:

3

15 – Clique no botão OK de todas as janelas, até que todas se fechem. Alguns segundos depois o computador deverá estar ligado ao wireless. Se isso não acontecer, reinicie o computador. Ele irá ligar-se sem pedir mais nada.

Problemas conhecidos:

Os utilizadores do antivírus AVG não se conseguirão ligar no caso de terem activa a firewall do AVG. Será necessário desactivar a firewall do antivírus.