Tópicos
Tipos de acesso
Aceder via Web browser
Vista Web do IPSantaremCloud
Recuperar pastas/documentos eliminados
Partilhar pastas/documentos
Recuperar versão anterior do documento
Aceder via cliente (Windows)
Partilhar pastas/documentos
Símbolos de sincronização
Configurar pasta/documento para estarem sempre disponíveis
Libertar espaço em disco
Regras a utilizar na criação de pastas e documentos
Tipos de acesso
• Web browser
• Cliente aplicacional (Windows, MacOS, Linux)
O acesso à aplicação via web ou via cliente só é permitido a partir da rede interna ou por VPN.
Aceder via Web browser
Para aceder ao IPSantaremCloud, via browser, deve utilizar o endereço https://ipsantaremcloud.ipsantarem.pt
De seguida deverá iniciar sessão com o seu utilizador de domínio (email).
Deverá inserir o código apresentado na aplicação Google Authenticator, anteriormente
instalada no seu telemóvel.
Vista Web do IPSantaremCloud
- Aceder a todos os ficheiros/pastas pessoais, pastas de grupo e pastas/ficheiros
partilhados. - Pasta pessoal.
- Pastas de grupo.
- Pastas partilhadas.
5. Consegue visualizar os ficheiros que acedeu recentemente.
6. Consegue visualizar pastas/ficheiros partilhados.
7. Consegue visualizar ficheiros eliminados e recuperar os mesmos carregando em “Restaurar”
Partilhar pastas/documentos
8. Botão para fazer partilha de pastas/documentos, as pastas de grupo não têm o botão de partilha, significa que não tem permissão para partilhar as mesmas.
Para partilhar pasta/documento deve carregar no botão de partilha que abrirá o menu lateral
como mostra na figura anterior. De seguida deve escrever o nome da pessoa ou email com quem quer partilhar. Por defeito quando partilha um documento o outro utilizador só consegue visualizá-lo, se pretender que consiga editar, deve no menu de partilha escolher a opção “permitir edição”.
9. O botão (…) abre um menu com informações do que podemos fazer com o documento, desde eliminar, renomear, transferir, detalhes, etc.
Recuperar versão anterior do documento
O IPSantarémCloud também faz versionamento de documentos que tem trabalhado
conseguindo recuperar uma versão anterior caso pretenda. Para isso basta aceder a “Detalhes”
e abrir a aba “Versões” e selecionar a versão que quer assumir como atual.
Aceder via cliente (Windows)
Depois de instalado o cliente no computador, para aceder ao IPSantaremCloud deve aceder pelo explorador de ficheiros do Windows, no menu lateral encontrar a pasta “NextCloud”, devendo para ver o seu conteúdo clicar na mesma. Dentro da pasta irá encontrar todas as
pastas/documentos.
Partilhar pastas/documentos
Para partilhar documentos/pastas deve carregar na mesma com o botão direito do rato,
selecionar a opção “Nextcloud” e “opções de partilha”.
Ao selecionar a “opções de partilha” abrirá uma nova janela, onde deverá pesquisar pelo nome
ou email do utilizador com quem pretende partilhar o conteúdo.
Como já referido anteriormente neste manual quando é partilhado um documento por defeito
este só permite ao utilizador ler, caso pretenda dar outras permissões ou retirar a partilha
deverá selecionar (…) e escolher o pretendido.
Símbolos de sincronização
Os símbolos marcados na figura infra indicam o estado de sincronização da pasta/documento
tendo cada símbolo um significado diferente.
1. As setas circulares indicam que a pasta/documento está a sincronizar com o
IPSantaremCloud.
2. O ícone da nuvem indica que a pasta/documento só está disponível online, não
ocupando espaço no computador.
3. Quando abre um documento que se encontra no IPSantaremCloud, é feito o
download do documento para o seu computador, tornando-o disponível localmente. Se
o documento estiver disponível localmente não é necessário estar ligado à internet para
o conseguir abrir, mas se alterar o documento sem estar ligado à internet o mesmo não
é sincronizado até estar novamente ligado à rede.
4. Este símbolo aparece quando configuramos a pasta/documento para estarem
sempre disponíveis. Estas pastas/documentos estão sempre disponíveis porque é feito
o download do mesmo para o computador ocupando espaço em disco, podendo estar
offline e aceder às mesmas.
Se trabalhar com o documento enquanto estiver offline este não ira sincronizar até estar
novamente ligado à internet.
Configurar pasta/documento para estarem sempre disponíveis
Para uma pasta/documento estarem sempre disponíveis é necessário configurar essa função,
para isso deve selecionar a pasta/documento em questão e escolher a opção “Make always
available local” com mostra na figura.
Libertar espaço em disco
Visto que quando se abre um documento é feito o download do mesmo para o computador este irá estar a ocupar espaço em disco, o utilizador deve fazer regularmente a libertação do espaço ocupado por esses documentos para não ficarem sem espaço.
Para libertar espaço em disco deve com o botão direito do rato na Pasta “NextCloud” selecionar
a opção “Libertar espaço”, esta função irá retirar todos os documentos que estão disponíveis
localmente e passaram a estar disponíveis online.
Regras a utilizar na criação de pastas e documentos
- Os nomes das pastas/documentos devem começar com uma letra ou número e só pode
conter letras, números e o caractere traço (-); - Cada caractere traço (-) deve ser imediatamente precedido e seguido por uma letra ou
número; - Traços consecutivos não são permitidos;
- O nome dos documentos e pastas não poderá conter caracteres especiais, nomeadamente pontos finais, espaços, cedilhas, acentos, ” \ / : | < > * ? , etc;
- O nome do componente de arquivo e diretório não devem ter mais de 255 caracteres
de comprimento.