Aquivos por Autor: Alberto Nunes

Software SPSS

Para resolver uma vulnerabilidade descoberta no software disponibilizado pela IBM, é necessário aplicar um hotfix que foi lançado no final do passado mês de Dezembro pelo fabricante.

Productos afetados                       Versões               Ficheiros

SPSS Statistics                                  28.0.1                28.0.1-IM-S28STATC-ALL-IF007

SPSS Statistics                                  27.0.1                27.0.1-IM-S27STATC-ALL-IF022

SPSS Statistics                                  26.0                   26.0-IM-S26STAT-ALL-FP001-IF016

 

Depois de efetuar o download do ficheiro correspondente à versão que tem instalada e efetuar os passos seguintes:

  • Fechar o IBM SPSS Statistics se estiver aberto;
  • Extrair o conteúdo do ficheiro para uma pasta temporária ;
  • Abrir o ficheiro *.txt que e seguir as instruções.

Caso haja alguma dúvida, deve contactar os serviços técnicos da sua escola.

ESA: informatica@esa.ipsantarem.pt

ESDRM: helpdesk @ ipsantarem.pt

ESE: helpdesk @ ese.ipsantarem.pt

ESGT: apoio.informatico @esg.ipsantarem.pt

ESSaude: gati @ essaude.ipsantarem.pt

Boas práticas de segurança informática

Há riscos inerentes ao trabalho com os computadores e a Internet. Enunciamos algumas práticas a observar de modo a evitar riscos desnecessários.

Boas práticas gerais

  • Faça backup regular das suas pastas pessoais e de trabalho! As pens avariam-se com facilidade e mesmo os discos rígidos estão sujeitos a avarias, que podem levar à perda irreversível de todos os dados. A sua documentação de trabalho e pessoal deve estar sempre guardada em várias localizações;
  • Use sempre palavras-passe fortes, isto é, imunes a ataques informáticos destinados a descodificá-las. Algumas sugestões para uma palavra-passe forte:

– Não ter menos que 8 caracteres;

– Não ser um nome ou palavra;

– Não ter apenas letras ou apenas números (combinar maiúsculas e minúsculas);

  • Altere a sua palavra-passe com regularidade;
  • Tenha um anti-vírus instalado e com actualizações automáticas;
  • Mantenha o sistema operativo (Windows, Mac OS, Linux) atualizado e com actualizações automáticas;
  • Saia sempre das aplicações ou websites no fim de uma sessão de trabalho em que tenha feito login, no botão “Sair” ou “Logout”;
  • Nunca deixe equipamento próprio (portáteis, telemóveis, pens, etc.) em locais de acesso público, tais como salas de computadores.

 

E-mail

  • Nunca abra anexos de mensagens de e-mail, a não ser que identifique claramente a fonte e o conteúdo da mensagem;
  • Nunca clique em hiperligações contidas em mensagens de e-mail, a não ser que sejam de fonte claramente identificada. Ao clicar numa hiperligação, se se tratar de um e-mail mal intencionado, pode ser executado um programa no seu computador com consequências imprevisíveis;
  • Nunca envie palavras-passe, ou outros dados pessoais, em resposta a mensagens de e-mail pedindo dados. Infelizmente, é hoje comum a prática (conhecida por “phishing”) de tentar descobrir palavras-passe alheias através de falsos pedidos. Normalmente, os “spammers” fingem ser administradores da conta de webmail, de uma conta bancária, ou mesmo da polícia. Conseguem-no facilmente, simulando a mensagem e o endereço de e-mail do remetente.

Note ainda que nenhuma instituição credível solicita o envio de dados pessoais por e-mail.

Por princípio, nunca envie informação pessoal por e-mail ou pelas redes sociais.

 

Trabalho com documentos

  • Faça backup quinzenal ou semanal das suas pastas pessoais e de trabalho! Isto é muito importante, porque as pensavariam-se com relativa facilidade, e mesmo os discos rígidos estão sujeitos a avarias, que podem levar à perda irreversível de todos os dados;
  • Não edite documentos localizados numa pen. Em vez disso, copie-os primeiro para o disco rígido e, no fim do trabalho, de novo para a pen.

Registo presenças das salas de aula

O registo de presenças nas salas de aula é efectuada através do recurso a um cartão ou dispositivo com suporte a NFC (desde cartões de multibanco a telemóveis).

O primeiro passo para marca a presença com qualquer cartão ou dispositivo NFC é identificar esse cartão ou dispositivo no sistema. Para isso, existe em cada Escola um leitor de cartões específico para essa finalidade. Quando chega ao dispositivo, a mensagem que se poderá ler será:

Basta encostar o seu cartão ou dispositivo NFC ao leitor, e em poucos segundos é apresentado no leitor o código associado:

Tome nota desta senha. O mais fácil provavelmente será tirar um foto com o seu telefone.

Depois destes passo efectuados, deverá reclamar o cartão ou dispositivo NFC como sendo o seu identificador. Para isso, aceda ao SIGARRA e faça login com os seus dados:

De seguida, aceda à sua área pessoal, clicando no icon por cima do seu nome:

Finalmente, no menu que se encontra do lado direito da página, escolha a opção Registo Presenças:

Abre-se uma nova página. Aí, deverá colocar o seu email institucional, juntamente com a senha associada ao seu cartão ou dispositivo NFC, e clicar no botão continuar:

Está agora pronto para marcar a sua presença com o seu cartão ou dispositivo NFC em todas as Salas.

Configuração da VPN

O Centro de Informática do Instituto Politécnico de Santarém (CiIPS) disponibiliza o serviço de Rede Privada Virtual (VPN – Virtual Private Network ) para a comunidade académica utilizadora da Rede de Dados do Instituto Politécnico de Santarém (RIPS) – docentes, discentes e funcionários.
A disponibilização deste serviço tem como objetivo inicial o acesso à biblioteca virtual B-On a partir de um ambiente externo ao campus escolar.
Para operacionalizar o acesso deverá efetuar os seguintes passos:
1 – Faça download do cliente Check Point a instalar (será direcionado para a página do fornecedor):

 

Para aceder através de dispositivos móveis deverá instalar o cliente Check Point Capsule VPN a partir dos respectivos repositórios de aplicações.

Obter o Office

Todos os utilizadores do Instituto Politécnico de Santarém têm acesso ao download gratuito da suite Office da Microsoft.

Cada utilizador poderá efetuar o download e instalação em até 5 equipamentos diferentes em simultâneo.

O download e instalação poderá ser feito em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Para obter o Office basta:

1 – Entrar no email institucional em http://correio.ipsantarem.pt

2 – Depois de ter efetuado o seu login no email, no canto superior esquerdo da página, clicar nos pontinhos (1) e de seguida em Office 365 (2):

3 – Na página que se abriu após o passo anterior, clicar na opção Instalar o Office

Alterar passwords

A partir do Webmail pode, de uma única vez, alterar a password dos seguintes serviços disponíveis na rede do IPSantarém:

logos-alterar-password-infociips

A nova password deve ter no mínimo 8 caracteres e conter 3 das seguintes condições: maiúsculas, minúsculas, algarismos, caracteres especiais (ex: #,$,&,etc).

A alteração da password pode levar até 3 horas a actualizar no Office365 (email).

A alteração da senha terá dois passos distintos:

1º Configuração da autenticação de duplo fator / informação de segurança no email institucional
2º Alterar palavra-passe instruções


Tem dúvidas em relação ao seu username? Consulte este artigo.

Se não sabe a sua password actual entre em contacto com a Unidade de Informática da sua escola.

Adicionar assinatura automática ao email

A assinatura automática permite adicionar, de forma automática, o texto que pretender no final de todos os emails.

De seguida apresentam-se os passos necessários para a configurar.

1 – Depois de ter efectuado login na sua conta de email do Office 365, clique no botão das Definições;

2 – Na caixa de pesquisa escreva “assinatura”.

3 – Clique no link que aparece “Assinatura de email

 

Na janela que se abre basta escrever a assinatura que pretender acrescentar de forma automática no final das suas mensagens de email.

A partir deste momento, sempre que responder ou criar um novo email, o texto da assinatura irá aparecer automaticamente.

Print mobile – impressão a partir de qualquer dispositivo de rede

O serviço Print Mobile permite enviar documentos para impressão a partir de qualquer dispositivo com ligação à Internet, bastando para isso enviar um email, a partir de uma conta institucional, para ipsprinter@ipsantarem.pt.

Depois, ao fazer login em qualquer impressora, os documentos enviados serão apresentados na lista de documentos para impressão.

O sistema criará um documento com o corpo do email mais um documento por cada anexo. Se não pretender imprimir o email na sua totalidade (por exemplo, se desejar imprimir só um anexo), ao levantar o trabalho, o utilizador deverá selecionar somente o que pretende imprimir.

ATENÇÃO:

O serviço PrintMobile só funcionará caso o email tenha sido enviado a partir de uma conta de email institucional!

Como instalar impressoras Xerox no Windows 8

De seguida enumeram-se os passos necessários para instalar as impressoras no Windows 8.

1 – encoste o rato no canto inferior esquerdo do ecrã e clique com o botão direito na miniatura que aparece:

win-8-1

2 – no menu que aparece, clique em executar e escreva \\192.168.1.107 (ver exemplo win7)

win-8-2

3 – será necessária uma autenticação, onde deverão ser utilizados os dados de acesso à rede, que são os mesmos de acesso ao Wireless ou ao serviço de VPN, por exemplo:

a – Altere o nome de utilizador para o seu nome de utilizador, por exemplo, 119999999@esa.ipsantarem.pt

b – A password será a mesma que utiliza para a rede Wireless ou para o Moodle

c – Marque a opção para memorizar minhas credenciais

d – Clique no botão OK

4 – Finalmente, para instalar, basta clicar com o botão direito do rato em cima da impressora com o nome IPSPrinter e escolher a opção “ligar”, como demonstrado na imagem abaixo:

instalar-impressora